Aprovação de Moro é superior à de Bolsonaro; Paulo Guedes tem 46% de avaliação positiva

Crédito da imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Crédito: Crédito da imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mesmo após sofrer algumas derrotas quanto a versão final do decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil, o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, ainda conta um nível de aprovação popular que é superior ao do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro.

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]É o que mostra uma pesquisa realizada pela XP/Ipespe, que ouviu por telefone cerca de 1.000 brasileiros entre 9 e 11 de janeiro. Segundo a pesquisa, Moro é avaliado de forma positiva por 67% das pessoas, ou seja, sete pontos percentuais acima do resultado alcançado por Bolsonaro.[/box]

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas telefônicas “ao vivo” e conta com uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais (para mais ou para menos) e nível de confiança de 95,45%.

O levantamento também mostrou que apenas 17% dos brasileiros avaliam a gestão de Moro de uma forma negativa. O ministro ficou bastante conhecido após a sua participação na operação “Lava Jato” de combate à corrupção. Entre as 11 personalidades que foram submetidas a teste, ele é o que possui a melhor avaliação.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

[box type=”error” align=”” class=”” width=””]Já o ex-presidente Lula acabou ocupando a quarta posição nesse ranking e conta com a avaliação positiva de 43% dos entrevistados e 28% de avaliação negativa. O ex-presidente se encontra preso a cerca de nove meses na sede da Polícia Federal em Curitiba. Entre as acusações que Lula responde estão a de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.[/box]

As personalidades com os níveis mais elevados de avaliação negativa são o ex-presidenciável e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), além de Ciro Gomes (PDT), que também foi candidato nas últimas eleições. O senador Eunício Oliveira (MDB-CE) e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) também figuram entre os que obtiveram o maior nível de avaliação negativa.

Nomes envolvidos com o atual governo, como o vice-presidente General Mourão e o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) ocupam posições intermediárias nesse ranking, juntamente com João Doria (PSDB), eleito governador de São Paulo nas últimas eleições. O gráfico abaixo mostra em detalhes o desempenho de cada um dos nomes testados nessa pesquisa:

[banner id=”teste-perfil”]

Crédito da imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Na pesquisa XP/Ipespe, os entrevistados também atribuíram uma nota às personalidades testadas. Nesse ranking, Sérgio Moro permanece em primeiro lugar com uma nota média de 7,3, ou seja, 0,6 acima da nota obtida por Bolsonaro. Paulo Guedes está em terceiro lugar com uma nota média de 6,1, resultado que também é superior à nota de Lula em 0,6. O ex-presidente aparece empatado com o atual vice-presidente General Mourão com média de 5,5. Em último lugar está o senador Eunício Oliveira com nota 3,8. Confira os resultados no gráfico abaixo:

Fonte da notícia: Portal Infomoney